Motivos para conhecer Tiradentes

Na última semana de janeiro desse ano, fui fazer uma viagem pra lá de especial: conhecer a cidade histórica de Tiradentes e ainda começar a comemorar meus trinta anos. Trouxe hoje aqui no post, cinco motivos para você que ainda não conhece o local, preparar as malas.

IMG-20160212-WA0006

A cidade é localizada a 190 km da capital – Belo Horizonte – e conta com aproximadamente sete mil habitantes (de acordo com o IBGE/2010) e foi fundada por volta de 1702. Descoberta pelos paulistas que estavam a procura de ouro, Tiradentes foi batizada como Santo Antônio do Rio das Mortes e depois como Arraial Velho. O atual nome foi dado em dezembro de 1889 e o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo patrimônio histórico.

O lugar respira cultura

IMG-20160212-WA0000

Dificilmente você vai encontrar uma casa com menos de cinquenta anos por lá. No centro histórico, a maioria dos locais são da época da República – alguns locais são até tombados – e é completamente impossível não se sentir no século XIX e voltar no tempo.

2016-01-26 13.56.49

As casinhas e o calçamento apresentam a mesma estrutura da época da construção. Isso sem citar as igrejas, todas históricas e com um significado pra lá de cultural.

Museus? Sim, nós temos

Museu de Sant'Ana

Museu de Sant’Ana

Sim, é impossível visitar Tiradentes e não ir em pelo menos um museu existente na cidade. Eu fui em um, o Museus de Santana, que é localizado no centro histórico de lá e construída em cima da antiga cadeia. Lá, encontramos mais de mil imagens referentes à Santana, avó de Jesus Cristo. Além disso, a cidade conta com outros museus, como o Museu da Liturgia e a Casa do Padre Toledo. Para quem ama se perder por horas em exposições, o lugar tem boas pedidas.

Já que Minas não tem mar..

Restaurante búcolico perfeito para um fim do dia! Comida boa e preço ok

.. eu vou pro bar! Nos três dias que fiquei lá, pude provar várias coisas maravilhosas. A praça principal da cidade possui bares e restaurantes pra todos os gostos. Tem do mais chique – mas que conta com um clima pra lá de bucólico – quanto aquele que a gente se sente em casa.

Comida do Bar do Celso: de comer rezando!

Comida do Bar do Celso: de comer rezando!

Esse foi o caso do Bar do Celso: comida boa, típica mineira e de qualidade, daquelas que você sai rolando! Minha dica: peça o Tutu de Feijão. Você não vai querer outra coisa.

Conheça Bichinhos

IMG-20160211-WA0066

Melhor doce de leite do mundo.

Bichinhos é um povoado ligado a cidade de Tiradentes, distante aproximadamente sete quilômetros, com um visual maravilhoso da Serra de São José. Lá é mais conhecido por possuir uma grande concentração de produção e venda de artesanato, doces caseiros e cachaças artesanais.

A vista do alto da cidade é maravilhosa

Vista do alto da cidade

Vista do alto da cidade

Sim, a vista é sensacional. Para ver a cidade quase toda, a melhor pedida é o alto da colina, a capela de São Francisco de Paula. Excelente para quando quer meditar, pensar na vida ou simplesmente agradecer.

Anúncios

3 comentários sobre “Motivos para conhecer Tiradentes

  1. Pingback: Campo Grande, o filme | Entre Nós

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s