#TemQueLer: Querido John

Já comentei aqui que sou fã dos livros do Nicholas Sparks (mesmo me decepcionando nas suas últimas publicações) e me decepciono muito quando eles viram filmes. Mas o #TemQueLer de hoje é de um dos meus livros preferidos dele, o primeiro que eu li: “Querido John”.

 

querido jhon‘Querido John’ narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288

Eu soube primeiro da história do filme, através de um conhecido e me interessei. Na época, tinha um espaço de umas três horas entre uma aula e outra na faculdade e aproveitava e entrava em uma livraria pra ler. O livro é lindo, passa uma mensagem sensacional. Diz que quando a gente ama de verdade, temos que deixar a pessoa ser feliz.. e não necessariamente ser com a gente… se para o outro ser feliz .. A história começa quando John, que dá nome ao livro, volta para casa de férias no verão. Ele, que era um garoto rebelde, viu sua vida mudar de rumo quando entrou para o Exército americano. Nesse verão, conhece Savannah, moça simples que está na sua cidade, para ajudar em uma reconstrução de casas. É amor a primeira vista. Savannah, muito religiosa não tinha tido nada sério com outro rapaz. Ela é de outra cidade e sempre faz trabalhos voluntários. Eles se conhecem quando John resgata a bolsa dela que caiu no mar. Se envolvem durante o verão, mas ele tem que voltar para a base do exército, que fica na Europa. Durante meses, trocam cartas quase que diariamente, contando sobre a vida diária. Nas férias ele também conhece o vizinho e amigo e de infância de Savannah, Tim, que tem um irmão autista e que está lá para ajudar na construção.
Um pouco antes de terminar seu tempo na base europeia, acontece o ataque do 11 de setembro e John tem que escolher entre ficar com seu grande amor ou ajudar a pátria. Ele escolhe a segunda opção. Nesse meio tempo ele e Savannah ainda se encontram algumas vezes, mas ela decide terminar de vez lhe escrevendo uma carta. Vemos também o relacionamento entre John e seu pai que nunca foi muito bom. Quando ele conhece Savannah, é descoberto o motivo: seu pai é autista e seu mundo é o da sua coleção de moedas. Quando o pai dele morre, ele vai atrás dela. Mas ai descobre que ela casou com Tim. Quando ela terminou com ele, é porque queria alguém ali do lado dela… literalmente.
E o Tim estava. John descobre que além de tudo, Savannah se casou por causa do irmão de Tim, já que ele está doente.. Em um ato de amor por ela, ele vende toda a coleção do seu pai e doa a ela para ajudar no negócio deles. E ela não sabe disso. O livro termina com John observando Savannah de longe.. e a amando para sempre. Aí que entra o que eu achei divino no livro: Amar não significa estar ao lado dela para sempre, mas sim deixar essa pessoa ser feliz.

Leia. Se emocione. Vale a pena.
Anúncios

2 comentários sobre “#TemQueLer: Querido John

  1. Pingback: #TemQueLer: “A última música” | Entre Nós

  2. Pingback: #TemQueLer: “O Resgate” | Entre Nós

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s