10 filmes dos anos 90:

Parece que os anos 90 estão em alta, né? A galera dos quase 30 anda um tanto saudosista. É uma sucessão de posts com fatos que ocorreram há uns vinte anos. Para entrar nessa onda, escolhi falar de um assunto que eu curto muito: filmes! Meu gosto é um tanto peculiar, logo essa lista é feita de totalmente de opinião minha, tá? Vamos lá? Ah, e nem tá na ordem de mais ou menos legal.

 

#1: “Edward, mãos de tesoura”

edpaprica-610x250

 

O filme apesar de ser de 1990, tem a sua maior parte retratada entre o fim da década de 50 e começo dos 60.  Protagonizado pelo Johnny Deep e Winona Ryder, conta a história de um garoto, Edward, cujo criador morre antes de terminar sua maior criação. O menino, vive então isolado numa mansão sombria até que a dona de casa e vendedora de cosméticos Peg, sensibilizada pela sua solidão, decide levar ele para a cidade e abriga-lo na sua residência junto com a família. E, claro, como o titúlo do filme diz, ele tem mãos de tesoura. O que causa uma tremenda confusão no bairro com todo mundo. Eu já vi várias vezes, sempre que passava na Sessão da Tarde. Acho um dos filmes mais puros que existem, uma das primeiras parcerias entre Deep e Tim Burton, diretor do filme.

 

2: “As patricinhas de Beverly Hills”

 

poster-cartaz-as-patricinhas-de-beverly-hills-14699-MLB147749752_7247-O

Sério, gente. Muito amor por esse filme. A história conta o dia a dia da patricinha Cher, interpretada pela Alicia Silverstone. O longa, que ano que vem completa 20 anos (siiim!!!!), é ambientada como o nome diz, em Beverly Hills. Entre festas, confusões e claro, muitas compras, Cher vai vivendo a sua vida. Eu, particularmente, sempre quis ser amiga dela. Até hoje! Atire a primeira roupa do guarda roupa quem nunca quis um closet como o dela. Ah, e #QuemNunca sofreu de uma fossa ao som de “All by myself”? (particularmente é a minha cena preferida do filme!!!!). O filme ainda conta com a Brittany Murphy, falecida em 2009.

 

#3: “Meu primeiro amor”:
meu-primeiro-amor

Outro clássico, de 1991! Vanda é uma menina, filha de um dono de funerária tem como único amigo o seu vizinho, Thomas (interpretado por Macaulay Culkin) um menino nada popular. Entre crises de pré adolescencia, a garota sofre entre dúvidas de como o título diz, do primeiro amor. O sucesso foi tanto, que em 1994 fizeram uma continuação. (que não curti muito, tanto que só vi uma vez.). Isso sem falar da inesquecível música, “My Girl”

 

#4: “Titanic”:

2
Sociedade, me julga. Mas eu nunca curti esse filme. Tanto que só vi uma vez na vida. JURO! Nunca fui fã do Leo di Caprio, ao contrário das meninas da minha idade. Fora que acho a história chaaaaata. O longa (coloca longa nisso!), dirigido por James Cameron e lançado em 1997, conta a história de amor de Rose (Kate Winslet) e Jack (DiCaprio) que se conhecem a bordo do navio. De pano de fundo, é retratado o que aconteceu com o Titanic, que bateu em um iceberg a caminho dos Estados Unidos. Ela, que era noiva, sofre pois o amado é de uma classe inferior a dela. Apesar de não ter gostado, o filme fez muito sucesso, tanto que ganho 11 estatuetas do Oscar, das 14 indicadas.

 

#5: “Ghost”:

ghost

#ChoroGarantido. Um dos filmes mais românticos que já vi na vida. E com cenas clássicas! Estrelado por Demi Moore, Whoopi Goldberg e o lindo e perfeito do Patrick Swayze, foi lançada em 1990. Sam e Molly são o chamado casal perfeito,. Ele é um bancário, ela é uma escultura. Ele descobre no trabalho um desfalque e confidencia a um amigo. Na mesma noite, ele ao sair do teatro é morto a mando do seu “amigo” acidentalmente, já que ele queria dar um susto em Sam. Ele, agora, em espirito, resolve descobrir quem mandou mata-lo e fazer justiça. E é ai que entra a personagem da Whoopi, uma picareta que ouve vozes de gente morta. A cena que eu choro sempre é quando Sam pede pra ‘entrar no corpo’ da nova amiga para ter uma dança com Molly. Tudo ao som de “Unchained Melody” . De arrepiar e chorar pelo menos um balde.

 

#6: “De volta a Lagoa Azul”:

download

Da série: “Se você não viu, não teve infância nem sabe o que é aproveitar uma sessão da tarde!”.. Eu acho que vi TO-DAS as vezes que passou na televisão. Estrelada por Mila Jovovich e Brian Krause (que faz a minha série preferida, Charmed! Em breve em um post para lá de especial) é a sequência do filme “A Lagoa Azul”(1980). O filho do casal é achado por um navio que seguia rumo a São Francisco e acolhido pela tripulação. Por conta de um surto de cólera, os únicos tripulantes que não se acometem da doença vão parar na ilha. São eles Sarah e sua filha, Lilly e Richard, o bebê. Esperando que algum dia alguém volte para buscá-los, eles vão vivendo dentro do possível por lá. Confesso que morro de amores mais pelo primeiro filme, mas esse é clássico demais para mim, não podia faltar na lista!

 

#7: “Jumanji”:

jumanji

Confesso que eu acho esse filme um dos mais divertidos! De 1995, foi estrelado por Robbin Willians (#RIP) e Kirsten Dunst, conta a história de um garoto que em 1969 entra no jogo de tabuleiro chamado “Jumanji” e permanece lá por mais de vinte anos. A sua amiga, que está jogando com ele, entra em estado de choque. Quando dois novos irmãos , órfãos de pais, vão morar com a sua tia na mansão do garoto, anos depois, tem a chance de retomar o tal jogo. Ae que acontece 1001 coisas: elefantes, caçador, macacos que roubam carros, aranhas invadem a cidade.  Enfim, uma selva total.

#8: “Sonho de Verão”:

sonhoverao

Único brasileiro a figurar a lista, infelizmente, já que a safra de bons filmes brazucas começou lá pros anos 2000. Nessa época o que bombava eram os filmes dos Trapalhões. Mas sério, esse filme é o meu PREFERIDO DA VIDA INTEIRA!!!!!! Juro! Sei a fala, posição dos atores, todas as cenas “de cor e salteado!”. O filme de 1990, estrelado pelas Paquitas e Paquitos (assistentes de palco da Xuxa na época) e pelo Sérgio Mallandro, Faffy Siqueira e . Sérgio, querendo proporcionar para a namorada e uns amigos um verão perfeito, se diz sobrinho de um casal de ricaços que foi viajar pros Estados Unidos. Acontece, que no meio disso tudo, um grupo de adolescentes vai parar na mansão, pensando que estão numa colônia de férias. Bom, eu confesso aqui em primeira mão que sempre quis ir pra um lugar daqueles. Sempre fui fã das Paquitas, queria muito ser amigas delas no filme. Sem contar os Paquitos, a trilha beeem anos e o visual Rio de Janeiro na estação mais quente do ano…ai, ai… Enfim.. Muito amor em um filme só.

 

#9: “Os Batutinhas”:

1Os-Batutinhas_CineAventura_Divulgacao

Filme fofo demais. De 1994, conta a história de um grupo de menininhos de uns sete anos no máximo que tem o clube dos “Homens que detestam as mulheres”, presidido por Spanky. Acontece que seu melhor amigo, o Alfafa se apaixona por Darla, o que causa muita confusão entre os amigos e diversos integrantes do grupo. Nesse meio tempo, são escolhidos para participarem da corrida anual do bairro.

#10: “Uma babá quase perfeita”:

Uma-Babá-Quase-Perfeita

 

Sally Field e Robbin Willians, já é pra ser considerado um clássico. Ele, desempregado e separado da esposa, resolve se vestir de mulher para ficar mais perto dos filhos. Impossível não adorar a cena que ele dança Aerosmith quando está limpando a casa.

 

Gostou da minha lista? Tem outras sugestões. Comenta, vou adorar saber a sua opinião. Eu penei para escolher “apenas” dez e que eu tivesse realmente visto nos anos 90.

9 comentários sobre “10 filmes dos anos 90:

  1. Pingback: 5 filmes para ver com o seu pai | Entre Nós

  2. Pingback: [Top 6]: Cinema Nacional. | Entre Nós

Deixe um comentário

